Boas Vindas

Bem Vindo

Este espaço foi criado para receber todos aqueles que se interessam pelo tema educação. Navegue, registre suas impressões, compartilhe suas ideias e contribua com o que há de melhor - O SEU CONHECIMENTO

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Mural Filosófico - Primeiros Artigos

Fico satisfeito com os primeiros artigos dos alunos do 1º 2º e 3º para o Mural Filosófico sobre temas polêmicos, como racismo/preconceito, se colocar no lugar do outro e melhor entendimento de sua realidade, que vivenciamos no nosso dia-a-dia e são de extrema importância para a ética destes novos cidadães e que através destes assuntos podemos debater e ampliar nossos horizontes para a melhoria de nossa sociedade.


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Os Três Poderes da República





Um bom dia ou uma boa tarde ou uma boa noite, independente da hora em que você estiver acessando o blog, este trabalho que lhes apresento é dos alunos do 1ºA, 1ºB e 1ºC da Escola Carolina de Quadros Toledo, com o intuito e compreensão  dos alunos, aprenderem sobre os Três Poderes da Republica e se interessarem mais sobre o que rege e orienta a vida desses novos cidadãos, que está em formação e metamorfose para um caráter digno de um cidadão brasileiro.





                O trabalho envolve, como já relatei os Três Poderes da Republica. O Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista, forma escolhida por plebiscito em 1993. O Estado Brasileiro está organizado em três poderes: O Executivo, O Legislativo e o Judiciário. 





                O chefe do Poder Executivo (que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de Governo) é o Presidente da República. Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, no Plebiscito realizado dia 21 de abril de 1993, disciplinado na Emenda Constitucional Nº 2, de 25 de agosto de 1992, foram mantidos a república e o presidencialismo, como forma e sistema de sistema de governo, respectivamente.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Racismo

         Alunos do 2 A apresentaram seminário sobre o tema ; Racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano. É uma opinião não cientifica sobre uma raça humana que leva a uma tomada de posição depreciativa e, frequentemente, violenta relativamente a uma coletividade.



                O racismo e preconceito estão interligados. O racismo é um tipo de preconceito, um preconceito racial ou étnico, ou seja, uma ideia pré-concebida e pejorativa a respeito de uma etnia, uma raça ou um povo em particular.


                O preconceito racial está relacionado com conceitos como homofobia, xenofobia, bullying racista, entre outros muitos debatidos na atualidade.


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

E o homem veio a raciocinar

  A acrópole grega original de Atenas ficou famosa pela construção do Partenon, suntuoso templo em honra à deusa Atena, ricamente construído em mármore raros e ornado com esculturas de fidias por ordem de Péricles e com recursos originalmente destinados a patrocinar a guerra contra os persas.




  O Partenon permaneceu relativamente intocado até o século V da era cristã, isto é, por um milênio. 
  Nessa época, a estatua de Atena foi removida e o templo transformado em igreja cristã. Por volta do seculo VII, fizeram-se alterações no interior do edifício, a pequena câmara quadrada que fica por traz da cela, dotada de uma unica porta voltada para o leste, passou a comunicar-se com ela. Os turcos capturaram a acrópole em 1458 e dois anos depois converteram o Partenon em mesquita.
  As acrópoles da Antiga Grécia, como o próprio nome diz "cidades altas", construídas no ponto mais elevado das cidades, serviam originalmente como proteção contra invasores de cidades inimigas, com o tempo, passaram a servir como sedes administrativas, civis ou religiosas

  Mas estou relatando esses fatos quando a acrópole estava em seu apogeu pois tudo tem uma origem: e a origem de qual assunto venho a escrever é sobre o Partenon... E o que vem a ser o Partenon?
  É o que eu estou fazendo com meus alunos, reunindo eles em forma de um circulo e em ambientes ao ar livre envolvendo-os principalmente ao meio natural (Natureza) para eles refletirem e absorverem e entenderem melhor as reuniões que eram realizadas no Partenon da Grécia antiga, pois envolvia várias áreas do conhecimento que hoje denominamos como Matérias ou Disciplinas, eram compartilhados entre aqueles que faziam parte de tal acontecimento e que tinham como objetivo da melhoria de vida da população em todos os sentidos
  E assim veio a nascer as acrópoles ou pode-se dizer as cidades. Para os alunos nos dias de hoje essa experiencia é importante, pois tira eles um pouco da alienação de estarem só dentro de uma sala de aula;
  Pois o rendimento aumenta, o interesse aumenta, como a participação e o envolvimento muito mais gratificante e maior rendimento da matéria ensinada.

  Utilizando um método novo de aprendizagem aberto a sugestões para o aprimoramento da aula.

Filosofar é Preciso



   Louvável a iniciativa do prof. Dieston em criar este espaço para discussão de questões filosóficas que nos deparamos no decorrer da vida. Façamos deste espaço um lugar de partilha de experiências, de interação e, acima de tudo, um espaço de aprendizado.
   Participemos então, com responsabilidade, das discussões propostas para que nos conheçamos um pouco mais através da Filosofia que nos provoca a refletir sobre a nossa Natureza e compreender o sentido e o significado de nossa existência nos diferentes aspectos.

               Parabéns Prof. Dieston.

                                                                           Profª. Regina Ap. da Silva Nascimento.
                                                                                             Sala de Leitura